terça-feira, 31 de maio de 2011

Condomínios decidem multar moradores que falam palavrões

Prédios estão multando moradores que falam palavrão durante jogo na quadra ou que gritam palavras de baixo calão nas janelas. A informação é da reportagem de Cristina Moreno de Castro publicada na edição desta terça-feira da Folha.

Na zona sul de São Paulo, um morador foi multado em cerca de R$ 600 --valor de um condomínio-- após soltar um rotundo "filho da puta" durante uma partida de futebol. Ele recorreu à Justiça alegando que não disse nada impróprio e pediu ainda indenização por danos morais de R$ 3.500. O processo está tramitando.

O Grupo Light, que administra o prédio, diz que a maioria dos 149 condomínios administrados por sua empresa já adotou a norma de multar o morador "boca-suja". Em 2010, foram 299 multas e advertências aplicadas por conta de palavrões.

(Universo Online)

Nota: Eis uma "moda" que precisa "pegar".

Enéias Teles Borges

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Luta pela vida

Uma cadela levou 40 tiros no crânio e foi enterrada viva, em Malta, mas, desafiando todas a probabilidades, sobreviveu e passa bem. O caso, que ocorreu na semana passada na cidade de Birzebbuga, foi descoberto por acaso. Um morador local ouviu um gemido vindo de uma tábua, no meio de um terreno. Quando o pedaço de madeira foi removido, o homem encontrou a cachorra enterrada, somente com o focinho para fora do chão.

A cadela, que agora se chama Star, foi retirada e levada a um hospital veterinário. Ela foi operada e passa bem. A cadela recebeu propostas de adoção de várias partes do mundo, mas ela ainda levará um bom tempo para se recuperar totalmente. Agora, as autoridades de Malta querem rever as leis contra a crueldade em animais. Quem foi condenado por violência contra os bichos pode pegar até um ano de prisão.

(Universo Online)

Nota: Não foi apenas uma luta pela e vida. Foi, também, uma luta contra a maldade humana....

Enéias Teles Borges

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Veja quem já passou pelo presídio de Tremembé, São Paulo

Eu estive num dos presídios, visitando um cliente preso. Levando em consideração os presídios assustadores, que existem no Brasil, aqueles ali até que possuem uma boa aparência e são bem localizados. Veja, teclando no link abaixo, pessoas famosas que estão ou estiveram presas numa das unidades de Tremembé, SP.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Um pastor moderno entre os radicais - Samuel Ferreira

img.jpg 

Nota do Editor: Nada contra e nada a favor. Apenas para mostrar que tudo muda. Alguns entendem que para pior e outros não. Fonte da mensagem: IstoÉ. (Enéias Teles Borges)

O evangélico desavisado que entrar no número 560 da ave­nida Celso Garcia, no bairro paulistano do Brás, poderá achar que não está entrando em um culto da Assembleia de Deus. Maior denominação pentecostal do País – estima-se que tenha 15 milhões de adeptos, cerca de metade dos protestantes brasileiros –, historicamente ela foi caracterizada pela postura austera, pelo comedimento na conduta e, principalmente, pelas vestimentas discretas de seus membros. Por conta dessa última particularidade, tornou-se folclórica por forçar seus fiéis a celebrarem sempre, no caso dos homens, de terno e gravata e, entre elas, de saia comprida, camisa fechada até o punho e cabelos longos que deveriam passar longe de tesouras e tinturas. Era a igreja do “não pode”. Não podia, só para citar algumas interdições extratemplo, ver tevê, praticar esporte e cultuar ritmos musicais brasileiros. A justificativa era ao mesmo tempo simples e definitiva: eram coisas do capeta.

No templo do Brás, porém, às 19h30 do domingo 15, um grupo de cerca de vinte fiéis fazia coreografias, ao lado do púlpito, ao som de uma batida funkeada. Seus componentes – mulheres maquiadas e com cabelos curtos tingidos, calça jeans justa e joias combinando com o salto alto; homens usando camiseta e exibindo corte de cabelo black power – outrora sofreriam sanções, como uma expulsão, por conta de tais “ousadias”. Mas ali eram ovacionados por uma plateia formada por gente vestida de forma parecida, bem informal. Palmas, também proibidas nas celebrações tradicionais, eram requisitadas pelo pastor Samuel de Castro Ferreira, líder do templo e um dos responsáveis por essa mudança de mentalidade na estrutura da Assembleia de Deus, denominação nascida em Belém, no Pará, que irá festejar seu centenário no mês que vem. “Muitos chamam de revolução, mas o que eu faço é uma pregação de um evangelho puro, sem acessórios pesados”, afirma ele, 43 anos, casado há vinte com a pastora Keila, 39, e pai de Manoel, 18, e Marinna, 14. “A maior igreja evangélica do País está vivendo um redescobrimento.”
img2.jpg
img1.jpg
NOVOS TEMPOS
Com roupas de grife, Ferreira lê a Bíblia
e consulta o iPad no mesmo culto
 Sentado em uma cadeira logo ao lado do coral, Ferreira, que assistiu à televisão pela primeira vez na casa do vizinho, aos 7 anos, escondido do pai, Manoel Ferreira, pastor assembleiano, desliza o dedo indicador em um iPad segunda geração enquanto o culto se desenrola. Acessa a sua recém criada página no Twitter por meio da qual, em apenas um mês, amealhou mais de 110 mil seguidores. Quando se levanta para pregar a palavra, deixa visível o corte alinhado de seu terno e a gravata que combina com o conjunto social. Não que o pastor se furte em pregar de jeans, tênis e camisa esporte – tem predileção por peças da Hugo Boss –, como faz em encontros de jovens. “Samuel representa a Assembleia de Deus moderna, com cara de (Igreja) Renascer (em Cristo)”, opina o doutorando em ciências da religião Gedeon Alencar, autor de “Assembleias de Deus – Origem, Implantação e Militância” (1911-1946), editora Arte Editorial. “Os mais antigos, porém, acham o estilo dele abominável.”

Natural de Garça, interior de São Paulo, formado em direito e com uma faculdade de psicologia incompleta, Ferreira é vice-presidente da Convenção de Madureira, que é comandada por seu pai há 25 anos e da qual fazem parte 25 mil templos no Brasil, entre eles o do Brás. Os assembleianos não são uma comunidade unificada em torno de um líder. Há, ainda, os que seguem a Convenção Geral, considerada o conglomerado mais poderoso, e o grupo formado por igrejas autônomas. Ferreira assumiu o templo da região central da capital paulista há cinco anos e passou a romper com as tradições. Ao mesmo tempo, encarou uma cirurgia de redução de estômago para perder parte dos 144 quilos. “Usar calça comprida é um pecado absurdo que recaía sobre as irmãs. Não agride a Deus, então liberei”, diz o pastor, 81 quilos, que até hoje não sabe nadar e andar de bicicleta porque, em nome da crença religiosa, foi proibido de praticar na infância e na adolescência.

Sua Assembleia do “pode” tem agradado aos fiéis. “Meu pai não permitia que eu pintasse as unhas, raspasse os pelos ou cortasse o cabelo”, conta a dona de casa Jussara da Silva, 49 anos. “Furei as orelhas só depois dos 40 anos. Faz pouco tempo, também, que faço luzes”, afirma Raquel Monteiro Pedro, 47 anos, gerente administrativa. Devidamente maquiadas, as duas desfilavam seus cabelos curtos e tingidos adornados por joias pelo salão do Brás, cuja arquitetura, mais parecida com a de um anfiteatro, também se distingue das igrejas mais conservadoras.
img3.jpg
img4.jpg
ALÍVIO
Os fiéis João Gilberto e Raquel: liberdade para cuidar da
aparência sem sofrer sanções da igreja
 A relativização dos costumes da Assembleia de Deus se dá em uma época em que não é mais possível dizer aos fiéis que Deus não quer que eles tenham vaidade. A denominação trabalha para atender a novas demandas da burguesia assembleiana, que, se não faz parte da classe média, está muito perto dela, é urbana e frequenta universidades. É esse filão que está sendo disputado. Uma outra igreja paulista já promoveu show no Playcenter. No Rio de Janeiro, uma Assembleia de Deus organiza o que chama de Festa Jesuína, em alusão à Festa Junina. Segundo o estudioso Alencar, as antigas proibições davam sentido ao substrato de pobreza do qual faziam parte a grande maioria dos membros da Assembleia de Deus. “Era confortável para o fiel que não tinha condição de comprar uma televisão dizer que ela é coisa do diabo. Assim, ele vai satanizando o que não tem acesso.”

Importante figura no mundo assembleiano, o pastor José Wellington Bezerra da Costa, 76 anos, presidente da Convenção Geral, não é adepto da corrente liberal. “Samuel é um menino bom, inteligente, mas é liberal na questão dos costumes e descambou a abrir a porta do comportamento”, afirma. Ferreira, por outro lado, se diz conservador, principalmente na questão dos dogmas. Em suas celebrações, há o momento do dízimo, do louvor, da adoração e um coral clássico. Ao mesmo tempo, é o torcedor do Corinthians que tuita pelo celular até de madrugada – dia desses, postou que saboreava um sorvete às 4h30 –, viaja de avião particular e não abre mão de roupas de grife. Um legítimo pastor do século XXI. 
grafico1.jpg
grafico2.jpg

sábado, 21 de maio de 2011

Twitter: Oscar Niemeyer

OSCAR NIEMEYER (103 anos) deixou no seu TWITTER
pessoal:

       - Ganhei um convite para ver o filme da Bruna
Surfistinha. Espero que seja MESMO um filme sobre surf.

       - Meu médico me proibiu de tomar vinho todos os
dias. Sorte que ele não falou nada sobre Smirnoff Ice.

       - Fui convidado para ver o pessoal do Comédia em
Pé.  Só não vou porque minha artrite não deixa ficar
em pé muito tempo.

       - Esse humor do Zorra Total já era antigo quando
eu era criança.

       - Linda, eu não vou a museus.  Eu CRIO museus.

       - Sem sono e a fim de sair pro agito. Quem embarca?

       - Existem apenas dois segredos para manter a lucidez
na minha idade: o primeiro é manter a memória em dia.  O
segundo eu não me lembro.

       - Projetar Brasília para os políticos que
vocês colocaram lá foi como criar um lindo vaso de
flores pra vocês usarem como PENICO.

       - Caro Sarney: ser imortal na Academia Brasileira de
Letras é mole.  Quero ver é tentar ser aqui fora!

       - Nunca penso na morte, NUNCA. Vou deixar para
pensar nisso quando tiver mais idade

       - Perto de mim Justin Bieber ainda é um
espermatozóide.

       - Odeio praias lotadas aos domingos. Não dá pra
surfar direito, é o maior crowd.

       - Brasília nunca deveria ter sido projetada em
forma de avião.  O de camburão seria mais adequado.

       - Na verdade quem projetou Brasília foi Lúcio
Costa.  Eu fiz uns prédios e avisei que aquela merda não
ia dar certo.

       - Sim, ela é aquele avião que não decola
NUNCA.  Segundo a Nasa, Brasília é inconfundível vista do
espaço.

       - Duro admitir, mas atualmente Marcela Temer é o
monumento mais comentado de Brasília.

       - O frevo foi criado há 104 anos. Ou seja: só
tive um ano de sossego desse pessoal pulando de
guarda-chuvinha.

       - Segredo da Longevidade: Não viva cada dia como
se fosse o último, viva como se fosse o primeiro.

       - Na minha idade, a melhor coisa de acordar de
madrugada para ir ao banheiro é ter acordado.

       - Queria muito encontrar um emprego vitalício.
Só pra garantir o futuro, sabe...

       - Andei Comprando apostilas para Concurso do Banco
do Brasil.  Não quero viver de arquitetura o resto da vida.

       - Foi-se o John Herbert, 81 anos.  Essa molecada da
área artística se acaba rápido demais.

       - Só me arrependo de UMA coisa na vida: de não
ter cuidado melhor da minha saúde para poder viver mais.

       - São Paulo mostrou ao Brasil como se urbanizar
com inteligência: basta fazer o exato contrário do que
aconteceu lá.

       - A quem interessar possa: eu NÃO estive presente
na fundação de São Paulo há 457 anos.  Na verdade eu
não fui nem convidado.

       - Se eu projetasse a casa do Big Brother os
participantes iriam brigar pra ver quem saía PRIMEIRO.

Nota: Recebi por e-mail e espero que seja tudo verdadeiro. Um exemplo para todos... 

Enéias Teles Borges

A segunda brochada...

O homem não deve se preocupar quando pela primeira vez não consegue a segunda e sim quando pela segunda vez não consegue a primeira. (pensamento popular)

Enéias Teles Borges

terça-feira, 17 de maio de 2011

Climatologistas consideram exoplaneta potencialmente habitável

Um dos planetas que gira ao redor da estrela-anã Gliese 581 poderia ser "habitável", com clima propício para a existência de água em estado líquido e vida, segundo um estudo que uma equipe de climatologistas acaba de publicar. Os astrônomos querem determinar se alguns dos 500 exoplanetas descobertos são aptos para abrigar a vida.

Sete vezes mais maciço que a Terra e aparentemente rochoso, o Gliese 581d "poderia ser o primeiro planeta potencialmente habitável" descoberto até hoje, anunciou esta segunda-feira o francês Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS) em um comunicado.

Detectado em 2007 a 20 anos-luz (1 ano-luz = 9,5 trilhões de quilômetros) do Sistema Solar, o Gliese 581d foi considerado na ocasião frio demais para ser "habitável", ou seja, não teria temperaturas compatíveis com a presença de água em estado líquido em sua superfície. Este exoplaneta, que orbita ao redor de uma estrela pouco quente, uma anã-vermelha, recebe três vezes menos energia em comparação com a que a Terra recebe do Sol. Também é possível que tenha sempre a mesma face voltada para a sua estrela, enquanto a outra permanece em eterna escuridão.

Apesar das desvantagens, o Gliese 581d poderia se beneficiar de um efeito estufa, que lhe dá um clima "quente a ponto de permitir a formação de oceanos, nuvens e chuva", segundo uma modelização que ilustra "a grande variedade de climas possíveis para os planetas da galáxia", acrescentou o CNRS.
Nesta simulação, a equipe de Robin Wordworth e François Forget, do Laboratório de Meteorologia Dinâmica (LMD) do Instituto Pierre Simon Laplace de Paris, se inspirou nos modelos usados para o estudo do clima terrestre, ampliando a gama de condições possíveis.

Se tiver uma atmosfera densa em dióxido de carbono (CO2), o que é considerado muito provável pelos cientistas, o exoplaneta pode evitar a condensação de sua atmosfera na face noturna e inclusive ter um clima quente. Após um fenômeno denominado "difusão Rayleigh", que dá a tonalidade azul ao nosso céu, a atmosfera terrestre reflete para o espaço uma fração importante do resplendor azul, limitando o aquecimento do nosso planeta. Um efeito que é pouco sensível com o vermelho, segundo os cientistas, cujos trabalhos foram publicados na revista científica "The Astrophysical Journal Letters". O Gliese 581d, terceiro planeta que orbita ao redor da anã-vermelha, poderia estar em uma penumbra avermelhada, com uma atmosfera densa e uma espessa camada nebulosa.


Nota: Houve tempo em que Galileu quase morreu por sugerir possibilidades científicas. Muitos ironizam das teorias atuais. Como será daqui há algum tempo?

Enéias Teles Borges

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Casal negro dá à luz menino branco e loiro no Reino Unido

O casal Francis e Arlette Tshibangu, que vive no Reino Unido, tomou um susto quando o pequeno Daniel nasceu. O menino, segundo filho do casal que já tem um menino de dois anos, é branco e loiro. No entanto, tanto a mãe quanto o pai são negros.

"A primeira coisa que pensei foi 'uau, será que ele é mesmo meu filho", disse Francis Tshibangu, em entrevista ao jornal Daily Mail. De fato, o garotinho é mesmo seu filho. Daniel não é albino. Uma mutação genética explica a cor de sua pele

"Estou com minha mulher há três naos e nunca questionei sua fidelidade, mas a cor branca da pele do meu filho foi uma supresa", afirmou. Os médicos e as enfermeiras também estranharam.

Mas, apesar da cor da pele, Daniel é muito parecido com o casal. "Ele tem meu nariz e os lábios da minha mulher. Ele é nosso pequeno milagre. E é lindo também", contou Tshibangu.

A mãe não se importou com a cor da pele do bebezinho. Arlette ficou mais preocupada em saber se a mutação genética traria problemas de saúde ao pequeno Daniel, mas ficou aliviada em saber que o menino é bem saudável.

Aliviado, o casal sabe que vai atrair o olhar desconfiado de muitas pessoas quando forem andar na rua com o menino. "Hoje mesmo, muita gente nos olha e pensa 'o que este casal negro faz com um bebê branco?' Tenho certeza que muitos acham que a gente o roubou", disse Tshibangu. "Mas, para nós, a cor da pele não é importante. O que importa é que temos um menininho saudável que amamos muito", completou.


Nota: Muitos criacionistas dirão que isso é possível. Afinal todos descendem de Adão e possuem tais genes embutidos. Ateus e evolucionistas dirão que isso é prova da evolução... 

Enéias Teles Borges