domingo, 30 de setembro de 2012

Os sintomas da depressão

Falta de energia, perda de ânimo e batimentos irregulares são comumente relatados  


RIO — Pela classificação internacional de doenças, a depressão pode ser de três graus: leve, moderado ou grave. O humor da pessoa com depressão pode variar de dia para a dia, ou segundo as circunstâncias, e pode ser acompanhado de diversos outros sintomas, como redução da energia e perda de interesse no que está a seu redor. O número e a gravidade dos sintomas ajudam a determinar de que grau ela é.

Na forma leve da doença, em geral há a presença de dois ou três dos sintomas, e a pessoa continua capaz de desempenhar suas atividades. Na moderada, são quatro ou mais sintomas e o paciente parece ter muita dificuldade para manter sua rotina. E, na grave, os muitos sintomas são angustiantes, e a ideia de suicídio é comum. Em alguns casos, o doente tem sintomas psicóticos, como alucinações. Quando é este o quadro, deve-se buscar ajuda imediatamente, porque a pessoa corre o risco de morrer por suicídio, desidratação ou desnutrição.

As principais características da depressão são:
— Rebaixamento do humor
— Redução da energia
— Diminuição da atividade
— Alteração da capacidade de experimentar o prazer
— Perda de interesse
— Diminuição da capacidade de concentração
— Fadiga, mesmo após um esforço mínimo
— Problemas de sono e/ou despertar matinal precoce, várias horas antes do habitual
— Falta de apetite
— Diminuição da autoestima e da autoconfiança, muitas vezes associada a ideias de culpabilidade e/ou indignidade
— Lentidão psicomotora importante
— Agitação
— Perda da libido
— Alucinações e outros sintomas psicóticos (nos casos mais graves)
 
A literatura médica relaciona ainda sintomas físicos como desconforto no batimento cardíaco, boca ressecada, constipação, dores de cabeça e dificuldades digestivas. Podem aparecer ainda dificuldade para chorar ou vontade de chorar sem motivo aparente, hesitação para tomar decisões, pena de si mesmo, persistência de pensamentos negativos e queixas frequentes.
 
Há muitas outras manifestações de depressão classificadas. Uma delas é a distimia, em que o rebaixamento do humor é crônico, e pode até persistir por anos, mas os episódios são curtos.
 
Caso desconfie estar sofrendo de depressão, ou de que algum familiar ou amigo se enquadra nos sintomas descritos, o melhor é procurar um médico imediatamente.
 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Cientistas descobrem o Humanossauro; uma espécie humana gigante que conviveu com os dinossauros

Cientistas americanos descobriram que há 65 milhões de anos uma espécie humana conviveu com os dinossauros. O “Humanossauro” tinha as características de um ser humano, com um diferencial: possuía a altura de um prédio de 10 andares. Era um gigante. 

As primeiras evidências da existência do Humanossauro aconteceram com a descoberta de pegadas gigantes, encontradas no continente americano. O arqueólogo Richard, disse que os cientistas cogitaram, inicialmente, que se tratava do “Pé grande”, mas logo descobriram que é uma espécie humana que conviveu na mesma época dos dinossauros, recebendo assim o nome de Humanossauro.

Com a descoberta do Humanossauro, a teoria da evolução humana sofrerá algumas alterações. Primeiro veio o Humanossauro, que evoluiu para o macaco e o macaco para o ser-humano.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Simulação por computador indica que pode haver vida em vários outros planetas

Cientistas escoceses desenvolveram um simulador para identificar planetas onde há condições para a existência de vida. O sistema poderá indicar a existência de diversos planetas habitáveis em sistemas solares distantes. Até o presente estudo da Universidade de Aberdeen, as estimativas sobre o número de planetas habitáveis eram baseadas na probabilidade de que houvesse água na superfície desses lugares.

O simulador, baseado em um modelo científico, permite, no entanto, que os pesquisadores identifiquem planetas com água subterrânea mantida em forma líquida, por calor gerado pelo próprio planeta. O estudo foi apresentado durante o British Science Festival, em Aberdeen.

Entre astrônomos, a teoria era a de que, para possuir água em forma líquida (estado que favorece a formação de vida), o planeta tinha de estar a uma certa distância de seu sol - ou seja, na chamada zona habitável. Isso porque planetas muito próximos de seu sol perdem a água de sua superfície por meio da evaporação. Já a água presente na superfície de planetas que orbitam regiões mais distantes de seus sóis - e portanto mais frias - transforma-se em gelo.

Leia mais em Universo Online.

Nota: Acredito que não se passarão muitas décadas para que o estudo da origem da vida tome novos rumos. Precisamos considerar que o avanço da Ciência muda conceitos. O que se pensava na Idade Média e o que se pensa hoje? Não é necessário ser um gênio para saber que mais para frente olharemos com nostalgia para a nossa atual forma pueril de ver o Universo...

Enéias Teles Borges

Voz alta ou argumento seguro?

Já experimentou discutir com um religioso bitolado e membro atuante da comunidade "Fé Cega e Faca Amolada"? Na ausência de argumento seguro o que prevalece é o tom de voz alto. Não bastasse a voz alta, vem junto a fúria. 

Discutir com um religioso sem argumentos é perda de tempo. Algo como jogar pérolas aos porcos...

Enéias Teles Borges

sábado, 1 de setembro de 2012

Estudo aponta as coisas que mais destroem os relacionamentos

Um estudo produzido por um grupo de estudantes de uma conceituada universidade brasileira apontou os principais causadores de fim de relacionamentos:

Ter chips de operadoras diferentes. 

Quando ele tem um chip de uma operadora de celular diferente do chip da namorada, torna-se complicado manter o relacionamento, principalmente se o casal mora distante e precisa se comunicar constantemente por telefone. O custo de uma ligação de uma operadora para outra é mais alto que a fatura de um cartão de crédito nas mãos de uma mulher.

Para um bom relacionamento, é extremamente necessário que o casal possua chips de operados iguais. 

Ter conta no Facebook.  

Não termina, mas abala. O Facebook ajuda muito os canais infiéis a serem mais infiéis. Se o namorado ou namorada conseguir ter acesso a conta um do outro, o namoro termina após um ler a caixa de mensagens (conversas do Chat) do outro. 

Ter uma amiga periguete ou um amigo cachaceiro. 

Namorado nenhum gosta que a sua namorada tenha uma amiga periguete. Na cabeça dele, a periguete vai apresentar outros homens e incentivar a infidelidade. Da mesma forma, a garota também não gosta de amigos cachaceiros que vivem convidando o namorado dela a ir para o bar, tomar todas. Amiga periguete e amigo cachaceiro desarticula qualquer namoro sério.  

Falar a verdade sempre.  

Se todos os casais falassem a verdade, namoro nenhum duraria mais que 24 horas. Ela mente para ele. Ele mente para ela. E, de acordo com o estudo, mentir é uma estratégia necessária para manter o relacionamento.